Teste do Olhinho
O Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame rápido e não causa nenhuma dor. Ele é feito pelo médico pediatra utilizando um aparelho chamado Oftalmoscópio ou Retinoscópio. Não é necessário o uso de colírios para dilatar a pupila.
Ao chegar a luz do aparelho bem perto do olho do bebê, espera-se ver um círculo vermelho no fundo do olho. É a mesma "bolinha vermelha" que às vezes aparece quando tiramos uma foto utilizando o flash.
Quando a luz do aparelho é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. Porém, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, a criança deve ser encaminhada ao Oftalmologista o quanto antes para fazer uma avaliação completa.
Esse teste permite que o médico faça o diagnóstico de algumas doenças oculares como, por exemplo, a Catarata Congênita, que quanto mais cedo for tratada menores as sequelas para o bebê.
Quando o teste do olhinho é normal, o primeiro exame oftalmológico deve ser realizado entre 6 meses e 2 anos de idade, a depender do histórico da criança e de seus familiares.
O teste é feito ainda na maternidade e é muito importante para o bebê.
Fontes:
Dra. Andrea Greco Müller. Oftalmologista CRM 117351
Veja também:
Secreção nos Olhos do Bebê Recém-Nascido